Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses
Duração: 07 dias e 06 noites - A partir de: R$ 3.605,00*

Nosso destino será o estado do Maranhão, visitando Lençóis Maranhenses e região, através da entrada da cidade de Barreirinhas, onde permaneceremos por 4 dias. Caminhar sobre o maior campo de dunas do Brasil, com direito a banho em lagoas de água cristalina e assistir ao pôr do sol exuberante é uma experiência que se leva para o resto da vida. Também visitaremos a capital do Maranhão, São Luís, onde permaneceremos por 3 dias, que oferece as melhores sensações em uma só programação turística. É possível apreciar sua história e patrimônio, a cultura viva de suas manifestações tradicionais e festas populares, gastronomia e artesanato, e a bela paisagem de mar e dunas que cercam a ilha e seu entorno.



Lençóis  Maranhenses  e  São Luiz

11/09/21 a 17/09/21    -    6 noites / 7 dias


ROTEIRO
1° DIA – 11/09 – Embarque no Aeroporto de Guarulhos com destino à São Luis-MA.

Chegada à São Luís por volta das 11h30, recepção no aeroporto e em seguida embarque em ônibus executivo com destino a Barreirinhas, faremos uma parada para Almoço (incluso). A viagem terá duração de 4h em 270Km de boa estrada. Chegada e acomodação no Porto Preguiças Resort. Pernoite em Barreirinhas.


2° DIA – 12/09Passeio incluso no pacote - Manhã livre. Por volta das 14h00  iniciaremos nosso passeio em veículo 4x4 com travessia em balsa através de trilhas de areias brancas, lagos e pequenas dunas até chegarmos ao Parque dos Lençóis - APA, onde faremos caminhada no circuito Lagoa Azul com banho de lagoas e contemplação do belíssimo pôr do sol de cima das dunas. No finalzinho da tarde, retornaremos para Barreirinhas e continuaremos desfrutando de um banho de piscina no hotel ou sair à noite pelas tranquilas ruas da cidade ou ainda simplesmente apreciar do alto da beira rio a calmaria das águas preguiçosas passando tranquilamente, saboreando uma deliciosa pizza nos restaurantes da vila. Pernoite em Barreirinhas.
 
 3° DIA – 13/09Passeio incluso no pacote - Por volta de 08h30, embarcaremos em lancha voadeira para passeio no majestoso Rio Preguiças, em suas águas calmas avistaremos em suas margens: igarapés, mangue, plantações de buritis, Juçara (açaí), tucunzeiros, além de garças e maçaricos. Nossa primeira parada será na comunidade de VASSOURAS, conhecido também como pequenos lençóis onde podemos saborear uma deliciosa água de coco e interagir com os macacos pregos que ali habitam. Seguiremos para MANDACARÚ, pequeno vilarejo de pescadores onde quem desejar poderá subir os 160 degraus do Farol Preguiças e contemplar a paradisíaca visão de dunas, do rio e sua foz, do oceano e da vegetação típica chegando até CABURÉ, sendo este um braço de dunas localizada entre o Rio e o mar. Retorno previsto para Barreirinhas por volta das 14h30. Pernoite em Barreirinhas.


4° DIA – 14/09Passeio incluso no pacote -  Saída de Barreirinhas as 08h00 em veículo 4X4 à Atins com duração de 1h30, seguindo por trilhas com destino ao Canto do Atins com duração média de antes, porém passaremos pela praia para em seguida iniciar uma pequena caminhada para visitação nas lagoas formadas pelas chuvas. É um lugar para se desligar completamente e mergulhar nas águas cristalinas das belas lagoas de Atins. Para incrementar o passeio nosso almoço ficará a cargo do saboroso camarão grelhado da Luzia ou do Antônio, (não incluso), famosos internacionalmente pelo tempero caseiro que é um segredo da família. Após o almoço e um breve descanso no embalo das redes, retornaremos para Barreirinhas com chegada prevista as 16h30. Pernoite em Barreirinhas.


 5° DIA – 15/09 – Após café da manhã, faremos o check-out no hotel, embarcaremos com destino a São Luís. O grupo fará uma parada para almoço em um restaurante típico da Cidade – Cabana do Sol ou similar.  (não incluso).

Check-in no hotel Blue Tree Towers São Luís.

Passeio incluso no pacote - Saída às 16h30 do hotel em direção ao museu da GASTRONOMIA, o museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da nossa culinária.

Às 17h30 seguiremos para a muralha do PALÁCIO DOS LEÕES de onde apreciaremos um belíssimo pôr do sol sentindo a brisa suave que sopra da baia de São Marcos. Em seguida faremos um passeio a pé pela PRAÇA PEDRO II e BENEDITO LEITE observando a arquitetura dos casarios do século XVII, descendo pela rua da ESTRELA que dá acesso a CACHAÇARIA DA ILHA, e após um drink nossa próxima parada será para experimentar a culinária maranhense com seus sabores exóticos, como o arroz de cuxá com peixe grelhado acompanhado de chope aromatizado com a FLOR DE VINAGREIRA no restaurante típico do mesmo nome, na mais charmosa esquina do centro histórico. Nesta visita, inclui uma breve passagem pela cozinha para vislumbrar as delícias produzidas ali com um saboroso jantar.

E para adoçar a noite um levíssimo sorvete MARIA ISABEL com mistura do cupuaçu, coco e a geleia de pimenta com hibiscos.( Jantar incluso). 

Retornaremos ao hotel às 21h00. Pernoite em São Luís.


6° DIA – 16/09 – Passeios inclusos no pacote - São José do Ribamar e Raposa.

São José de Ribamar é uma cidadezinha bem pacata que respira, ao mesmo tempo, o ar da religiosidade e uma brisa constante vinda do mar. O santuário da cidade recebe anualmente, na época do festejo do santo padroeiro, aproximadamente 500 mil romeiros, já o município da Raposa é formado por uma comunidade de pescadores e artesãs, e cativa os visitantes pela beleza das rendas feitas de maneira artesanal, numa tradição passada de geração a geração, o outro atrativo é o passeio de barco biana pelas ilhas e praias praticamente desertas que aproximam o visitante da natureza com mergulho nas águas calmas dos igarapés e o saboreio de ostras frescas, da anchova na brasa, da farofa de sarnambi, finalizam o diferencial da cidade simples da Raposa.

Roteiro: O destino inicial é de acordo com a maré e com destino à cidade santuário de São José de Ribamar, para caminhada e visita a pontos religiosos. (Almoço não incluso) já na Raposa apreciaremos o artesanato tradicional, as rendas de bilro produzidas pelas mulheres da comunidade, em seguida faremos um passeio de 2h pelas “Fronhas Maranhenses”, igarapés e dunas que lembram os Lençóis Maranhenses, podemos também apreciar o peixe frito na hora acompanhado de uma boa cerveja. Retorno ao hotel no final da tarde.

Duração: 8h
Inclui: Transporte desde o hotel, passeio de barco e guia local. Pernoite em São Luís


7° DIA – 17/09Manhã Livre. Por volta das 12:30hs transfer do hotel para o Aeroporto de São Luis com parada para almoço. (Incluso). 

Para esta manhã livre, sugerimos um City Tour por São Luis  (não incluso no pacote), ou aproveitar a praia em frente ao hotel ou mesmo a area de lazer do hotel.






Inclui:
-Transporte Aéreo saindo de Guarulhos para São Luis.
-Transfer de São Luis Para Hotel em Barreirinhas.
-Almoço no dia da Chegada durante o transfer para Barreirinhas.
-4 noites de hospedagem em Barreirinhas no Hotel Porto Preguiça Resort com café da manhã.
-5 dias de passeios em Barreirinhas / Lençóis Maranhenses, Lancha no Rio Preguiças, Caburé e Atins, City tour em São Luis, Passeio à São José Ribamar e Raposa. conforme roteiro.
-Transfer de Barreirinhas para São Luis.
-2 noites de hospedagem em São Luis no Hotel Blue Tree com café da manhã.
-Transfer para o Aeroporto em São Luis com parada para almoço incluído.

Não inclui:
Tudo que não estiver descrito como incluído no pacote, deve ser considerado não incluído.

Data Unica:
Ida: 11/09/2021
Volta: 17/09/2021
R$ 3.605,00 por pessoa em apto duplo.
R$ 3.560,00 por pessoa em apto triplo.
R$ 4.680,00 por pessoa em apto individual.
Parcelamento em até 7X - Ultima parcela até 05/09/2021

Consulte aptos para 4 pessoas ou com crianças.
Parcelamento por boletos, sendo que a ultima parcela deverá ser paga até 25/08/2021.
Seguro Viagem Nacional
CONDIÇÕES GERAIS DE VENDAS - GRUPO MARANHÃO - 11/09/2021 A 17/09/2021

1. No caso de o CONTRATANTE e o PASSAGEIRO não se tratarem da mesma pessoa, compromete-se aquele a levar ao conhecimento deste o teor destas Condições Gerais, sendo solidariamente responsável por qualquer ato deste último praticado no âmbito da execução do contrato.

2. DOS SERVIÇOS CONTRATADOS - Se declara ciente o CONTRATANTE e o passageiro quanto aos serviços contratados bem como se estes estão ou não inclusos no respectivo preço. Assim, são considerados "serviços inclusos" aqueles que estiverem expressamente mencionados no programa. Quaisquer afirmações ou informações prestadas verbalmente sobre a inclusão de determinados serviços no preço não devem ser consideradas ou aceitas pelo CONTRATANTE e passageiro, tampouco sugestões de passeios opcionais e de outras referências que não se encontrem escritas no contrato.

3. Documentação: responsabilidade integral do passageiro;

3.1 em viagens pelo Brasil é obrigatório estar portando RG original e em bom estado durante toda a viagem. Para crianças até 6 anos, o RG poderá ser substituído pela certidão de nascimento original. Estrangeiros viajando pelo Brasil devem estar portando o seu Passaporte original.

3.2 em viagens internacionais (fora do Brasil) é obrigatório estar portando Passaporte válido durante toda a viagem, mesmo para crianças de qualquer idade. Alguns países do Mercosul (como por exemplo Argentina, Chile, Uruguay) aceitam o RG original como documento migratório, podendo nestes casos então, o Passaporte ser substituído pelo RG original (tanto para adultos quanto para crianças), desde que o RG esteja em bom estado e seja recente (condizendo a foto com a fisionomia atual do viajante).

3.3 vistos: muitos países exigem que brasileiros possuam vistos para entrarem no país. A responsabilidade pela validade do passaporte, obtenção dos vistos, bem como os pagamentos das taxas envolvidas são de inteira responsabilidade dos passageiros. E esse deve ser obtido em tempo hábil para o embarque. A obtenção do visto não garante a entrada no país de destino. No caso de ter sua entrada negada pelas autoridades de imigração, não haverá reembolso pela não utilização dos serviços previamente contratados. Crianças também necessitam de vistos. Muita atenção em viagens marítimas, pois o porto de embarque pode não necessitar de visto, mas os portos de paradas (visitas) podem ser em países que necessitem de vistos.

3.4 vacinas: muitos países exigem que o viajante tome determinadas vacinas com determinada antecedência. Além de tomar a vacina, o viajante deve internacionalizar a sua carteira de vacinação. O viajante deve obter a informação correta e atual de cada país, entrando diretamente em contato com seu consulado.

3.5 autorizações para menores desacompanhados viajando fora do Brasil ou em cruzeiros marítimos (mesmo que na costa brasileira): menores de 18 anos de idade em conformidade com o artigo 84 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a autorização judicial não será necessária quando a criança ou adolescente estiver acompanhada de ambos os pais, guardião ou tutor. Quando viajar em companhia de apenas um dos pais, o outro deverá autorizar por escrito, com firma reconhecida. Em qualquer outra hipótese, a autorização judicial é imprescindível. Importante: essa autorização é para sair do Brasil; países como os Estados Unidos, a maioridade é de 21 anos.

3.6 autorizações para menores desacompanhados viajando dentro do Brasil: crianças de 0 a 16 anos incompletos desde que acompanhadas de guardião, tutor ou parentes, como pai ou mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, portando documentação original com foto para comprovação do parentesco não precisam de autorização judicial para viajar. Se não houver parentesco entre a criança e o acompanhante, este deverá apresentar uma autorização escrita, assinada pelo pai ou pela mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança expedido na cidade de embarque constando: Data e trecho de ida e retorno (se for o caso), bem como o nome e parentesco da pessoa responsável pelo menor no momento do embarque e do desembarque. Para menores de 5 anos incompletos as Cias Aéreas não transportam desacompanhados de um responsável.

3.7 vouchers: este contrato / recibo não vale como documento para embarque aéreo, marítimo ou terrestre. Nem tampouco para hospedagem em hotéis ou utilização de outros serviços contratados. Para utilização dos serviços contratados neste recibo o viajante deverá retirar na agência com 1 (um) dia útil de antecedência a data de embarque, os documentos necessário como bilhetes aéreos, vouchers, entre outros, conferindo os mesmos.

3.8 O CONTRATANTE declara estar ciente que a CONTRATADA e os fornecedores dos serviços mencionados nesse recibo ficam isentos de quaisquer despesas que venham à ocorrer durante a viagem e/ou o não embarque dos passageiros descritos nesse recibo, devido à falta da documentação acima descrita. Estou ciente de que a CONTRATADA não tem qualquer tipo de responsabilidade na minha situação migratória no(s) país(es) a serem visitados, não se responsabiliza por problemas em caso de deportação de passageiros e nenhum valor será ressarcido caso isto ocorra.

4. Cartão de Assistência com Seguro Viagem

4.1 Durante uma viagem, imprevistos podem ocorrer gerando gastos com assistência médica, odontológica, entre outras. Sempre recomendamos ao CONTRATANTE e a inclusão de um seguro viagem. O CONTRATANTE declara que este serviço foi oferecido e que foi recomendado a sua aquisição. Para alguns países, a sua aquisição é obrigatória. (como por exemplo viagens para alguns países da Europa)

5. Cancelamentos, alterações e transferências:

5.1 O CONTRATANTE declara estar ciente que qualquer cancelamento, alteração, solicitação de carta de crédito ou transferência que desejar realizar para si mesmo ou para qualquer um dos passageiros desse contrato; o mesmo somente será aceito pela CONTRATADA quando solicitado dentro da agência, por escrito e protocolado com uma via para o contratante.

5.2 O CONTRATANTE declara estar ciente das condições de desistência, transferências, cancelamentos, solicitação de carta de crédito e no-show (não comparecimento) que constam no contrato de prestação de serviços do fornecedor / representante da viagem. Reforçamos que qualquer alteração, cancelamento, transferência, solicitação de carta de crédito ou não comparecimento do viajante no dia do embarque, acarretará em multas e cobrança de taxas dos fornecedores dos serviços contratados, conforme contrato dos mesmos. Podendo ou não haver reembolsos.

5.2.1 Especificamente para a viagem do " Grupo Maranhão" , de 11/09/2021 a 17/09/2021, que envolve um pacote de serviços inclusos e fornecedores, a penalidade para cancelamento ou alteração da viagem é a seguinte:
Para todo e qualquer cancelamento, alteração, solicitação de carta de crédito ou transferência realizada pelo contratante, além das multas cobradas pelos fornecedores, a CONTRATADA cobrará 20% (vinte por cento) sobre o valor total do pacote adquirido, referente encargos administrativos na prestação do serviço de agenciamento.

5.3 Nas viagens aéreas, qualquer alteração que exija a reemissão do bilhete, haverá uma multa determinada pela CIA aérea e/ou seu representante, que deverá ser paga pelo passageiro, cujo valor varia de acordo com cada CIA aérea / representante.

6. Aprovação de crédito / confirmação do pagamento:

6.1 Pagamentos através de depósito bancário serão processados somente após comprovante de deposito e confirmação do valor em conta corrente. Pagamentos através de cartão de crédito, somente após a confirmação do fornecedor mediante aprovação da administradora do cartão. Pagamentos através de boleto bancário e cheques, somente após a confirmação do fornecedor.

7. Bagagens:

7.1 A bagagem despachada é a bagagem que vai no porão do avião. Em vôos domésticos (dentro do Brasil), cada adulto tem direito a um volume de até 23 kg. Normalmente para bagagens despachadas em vôos internacionais iniciando no Brasil, cada adulto tem direito a 02 volumes de até 32 kg, com exceção de alguns países da América do Sul que é de 1 volume de até 23 Kg em malas devidamente etiquetadas com nome , endereço e telefone. Crianças de 2 a 12 anos incompletos, 1 volume de até 11,5 kg, sem direto a bagagem de mão. Também em muitos casos quando o vôo inicia fora do Brasil, o limite é de uma mala de até 20 kg por adulto. Trechos internos no exterior, como por exemplo EUA, Europa, entre outros, o limite de bagagem é de 1 mala de até 20 kg por pessoa. A bagagem de mão é a bagagem não despachada conduzida pelo próprio Cliente, livre de pagamento de tarifa ou de frete, sendo permitido até 5 kg, além disso, a soma de suas dimensões (comprimento + largura + altura) não poderá ser superior a 115 centímetros. Orientamos que a bagagem de mão seja utilizada para o transporte de dinheiro, papéis negociáveis, documentos, equipamentos eletrônicos e acessórios (celulares, máquinas fotográficas, laptops, palms, filmadora etc.), remédios, chaves etc. Informamos que a guarda e a condução da bagagem de mão é de inteira responsabilidade do Cliente. No entanto, para bagagens de mão e bagagens despachadas no porão do avião, existem algumas exceções. Portanto solicitamos que entre em contato direto com a sua Cia Aérea através de seu site ou telefones.

8. Diversos:

8.1 para embarques em vôos domésticos, comparecer no balcão da Cia aérea no aeroporto de embarque com 02:00h (duas horas) de antecedência ao horário de partida do vôo;

8.2 para embarques em vôos internacionais, comparecer no balcão da Cia aérea no aeroporto de embarque com 03:00h (três horas) de antecedência ao horário de partida do vôo;

8.3 para embarques em cruzeiros marítimos, comparecer no balcão da Cia marítima no porto de embarque com 05:00h (cinco horas) de antecedência ao horário de partida do navio;

8.4 a maioria dos hotéis no Brasil e no mundo trabalham com as diárias iniciando às 14 horas e encerrando às 11 horas. Verifique a sua previsão de chegada e saída do hotel e adquira uma diária a mais na ida e/ou na volta, para que seu apartamento esteja disponível durante toda a sua viagem;

8.5 muita atenção a diferença de horário referente a fusos e horário de verão. Os horários impressos nos vouchers referem-se sempre ao horário local. Muita atenção aos vôos com embarque na madrugada, pois em sua maioria a sua apresentação no aeroporto se dará no dia anterior ao embarque.

8.6 A CONTRATADA é uma agência que trabalha com os melhores fornecedores de serviços turísticos no Brasil e no mundo, apresentando sempre ao contratante algumas opções de escolha. Fica claro que a decisão final na escolha dos serviços contratados é de livre decisão do contratante. A CONTRATADA reforça que os hotéis de categoria Luxo, 5 estrelas e resorts, são melhores que hotéis 3 estrelas e/ou de categoria turística.

8.7 Fica expressamente consignado que, qualquer cortesia a ser concedida pela empresa ora vendedora, será realizada expressamente no presente contrato / recibo.

8.8 O vôo informado pela CONTRATADA poderá ser alterado pela CIA Aérea em até 72hs antes do embarque, em horários de vôo e local de embarque / desembarque. Também não é possível marcar os assentos na aeronave com antecedência, somente no momento do embarque, se permitido pela Cia aéra.

8.9 DA INADIMPLÊNCIA DO CONTRATANTE - A impontualidade no pagamento de qualquer parcela, independentemente do motivo, ensejará a cobrança de juros moratórios de 1% a.m., correção monetária pelo IGP-M, despesas com cobranças, bem como honorários advocatícios e custas judiciais, quando a cobrança for em Juízo. Fica o CONTRATANTE / PASSAGEIRO ciente de que, nesse caso, a CONTRATADA poderá, se a viagem não tiver iniciado, tomar providências no sentido de suspender as reservas realizadas até que a situação seja regularizada.

GRUPOS: o pagamento total deverá ser efetuado até o prazo estabelecido na confirmação dos serviços solicitados. A não complementação do
pagamento permitirá à ACHAR VIAGENS o cancelamento dos serviços confirmados, retendo 80% do valor total do serviço.

8.10 Viagens rodoviárias dependem de um número mínimo de participantes para a confirmação da mesma.
O contratante declara estar ciente de que a viagem rodoviária adquirida neste contrato não está confirmada e que se até a data do embarque não houver esse número mínimo de participantes, a mesma será cancelada e o contratante terá o reembolso integral do valor pago. A Operadora poderá operar o roteiro em vans, micro-onibus ou ônibus para tentar viabilizar a confirmação do roteiro. Caso isso ocorra, não haverá nenhum reembolso referente a alteração do tipo de transporte.

8.11 Em viagens à negócios, feiras, reuniões, congressos, entre outros compromissos COM HORÁRIO, orientamos o contratante a viajar com 02 (dois) dias de antecedência ao seu compromisso no local de destino, podendo assim em sua maioria dos casos, evitar a perda desse compromisso por um atraso de vôo, etc.

8.12 Acomodação de 2 pessoas em apartamentos ou cabines de navios poderão ser realizadas em 2 camas de solteiro ou uma de casal conforme disponibilidade do hotel / navio. A acomodação da terceira e quarta pessoa dentro do mesmo apartamento ou cabine poderá ocorrer em cama extra, beliche, sofá cama, etc, conforme disponibilidade do hotel / navio.

8.13 Para locação de veículos no Brasil e no mundo, existem exigências específicas por parte das locadoras como por exemplo mínimo de 2 anos de carteira de habilitação, possuir cartão de crédito internacional com limite para a franquia do seguro, possuir carteira de habilitação internacional, entre outros. Portanto o contratante de veículos deve estar atento as exigências das locadoras, descritas em seus sites / contratos.

8.14 Para cada viagem, o CONTRATANTE deverá estar atento a moeda local utilizada, pois cada país possui uma moeda distinta, sendo que alguns países aceitam além da moeda em espécie, cartão de crédito internacional e travel check. Solicitamos que o contratante entre em contato diretamente com uma casa de câmbio para a realização de compra e venda de moedas e maiores informações. Salientamos que em viagens marítimas, mesmo realizadas na costa brasileira, não é aceito a moeda brasileira (REAL). Para viagens ao exterior, existe uma quantia máxima de moedas que o passageiro poderá portar para entrar ao país, consulte:www.receita.fazenda.gov.br

9. Compras / Lojas Francas (Duty Free Shops)
Para maiores informações consulte:
www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/

10. ROUBOS, assaltos, perda de documentos, desaparecimento de bens dentro de apartamentos, entre outros:
Recomendamos que todos os objetos de valores sejam armazenados no cofre de seu apartamento / cabine. No caso de assalto ou perda de documentos / pertences, o próprio passageiro deverá procurar a delegacia local para registrar um boletim de ocorrência. A CONTRATADA, as Operadoras, os Hotéis e as Cias Marítimas, não possuem nenhuma responsabilidade nos casos citados acima, bem como, não se responsabilizam pelos documentos / pertences deixados em ônibus ou embarcações durante transfers ou passeios.

11. Passageiros que adquiriram eventos com desconto de estudantes ( Nível Fundamental, Médio e Superior ) Deverão apresentar Carteira Escolar Atualizada com foto e boleto de pagamento da instituição de ensino quando for particular. Aposentados, deverão apresentar Carteira do INSS ou Hollerit e Terceira Idade, (acima de 60 anos de idade) deverão apresentar documento de identidade original. Estes documentos especificados acima deveram ser apresentados na bilheteria do evento. Caso o Contratante e ou passageiro não venha apresentar os comprovantes devera o Contratante pagar a diferença do ingresso ao órgão Responsável do Evento em sua Bilheteria, não cabendo qualquer responsabilidade por ressarcimento da Contratada.

12. ELEIÇÃO DE FÔRO - Para dirimir qualquer dúvida proveniente do presente contrato, as partes de comum acordo, elegem o fôro da comarca da contratada, renunciando à qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir duvidas do presente, cientes de todo o pactuado, firmado em duas vias, na presença de testemunhas.

* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio. Pacotes sujeitos à disponibilidade e a alterações. Fotos meramente ilustrativas.

Redes sociais
Curta nossas redes